terça-feira, 4 de setembro de 2007

MÚSICA E DANÇA

Cada nota, cada pausa, carrega em si a brisa que alguém já inspirou…
São vidas passadas, vidas presentes e futuras a culminar num sopro de som…

A música Cabo-verdiana tem esse sabor a alma, tem esse cheiro a movimento, tem essa cor a sentimento…

Aqui para vós, um vídeo de uma (das muitas) minhas músicas favoritas que lá encontrei e que acompanham sempre o meu coração com o dom do enamoramento…



Procurem entretanto em www.lenatimas.calabashmusic.com - Magia d'morna e no YOUTUBE - Paulinha abraço ao vento. São muito bonitas e óptimas para dançar...

BREVE DICIONÁRIO DAS MÚSICAS TRADICIONAIS CABO-VERDIANAS:

O Funaná, antigamente era chamado de 'badjo di gaita' e dança-se como o Samba era dançado antigamente no Brasil, aos pares com movimentos dos quadris cadenciados, sensuais e vivos.

A Coladeira, tem um andamento mais moderado que o Funaná, e varia no ritmo, de acordo com influências sofridas, sobretudo das músicas latino-americanas e brasileiras e mais recentemente o Zouk, este último muito apreciado pelos jovens nas discotecas.

A Morna é a forma musical cultivada em todas as ilhas de Cabo Verde. De andamento lento, esta música, é a que mais caracteriza o povo caboverdeano. Por muito que as pessoas temam pela sua desvirtualização, ela já sofreu influências várias no passado e poderá vir a sofrer ainda outras, mas permanecerá sempre como a morna caboverdeana.
Este género musical tem por espinha dorsal a "Sodade" — Saudade, reflectindo a realidade insular do povo de Cabo Verde, o romantismo intoxicante dos seus trovadores e o amor a terra (ter que partir e querer ficar).

Adaptado de www.wikipedia.org – danças tradicionais e de www.attambur.com – Margarida Brito – Músicas do Mundo

3 comentários:

  1. oi, oce aí, q ta fazendo aí, e pq n vem paqui!Tas a ver, ja comecei bem, pois comentar um post sobre musica, so la vai com letra!Ké dizé q bo esdança estas escanção com os homens vestidos d negro!?Tou a ver q a coisa ta preta (nao é um comentario racista pq a raça é como a confusão, ta nus escabeça das pissoas)!Passando à frente, pq atrás vem gente, ja la diz o povo!Atão e nem uma referencia á diva dos pés descalços, rainha das mornas e embaixatriz d Cabo Verde? Q treta d post, n esperava isso d ti, sim, tu, q tens o jardim d sereia nas veias e o choupal n coração!Atão e a sodade, sodade, sodade, esxe minha terra...Beja?Mas va, nem tudo é mau e a unica palavra q s aproveita é a dança, por isso, eu arrisco: "a minina dança?"
    bejo d Alex, tas m a dever uma serenata,lol!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana! Antes de mais, espero que esteja tudo bem contigo! Agradeço o teu convite. E deixa-me dizer que achei uma ideia muito interessante e acima de tudo muito enriquecedora, a forma como descrimas aspectos que fazem a diferença entre as culturas, a forma como aquela povoação vive e as necessidades por que passam, que coloca de longe aqueles pormenores do dia-à-dia, melhor dizendo caprichos, como meros aspectos secundários e insignificantes (reportando-me à nossa realidade e cultura). É uma bela ideia, destinada às pessoas que tenham oportunidade de lerem os teus testemunhos, pensarem que a nossa breve passagem pela vida, não se deve reportar apenas nos prazeres materiais, mas sim aspectos que para muitos serão considerados insignificantes, mesmo não dando o devido valor (os que não têm valor material, mas sim sentimental)! E mesmo para ti é uma forma de manter viva essa tua experiência, para além de tudo o que viveste estar gravado na tua memória! Irei acompanhar com curiosidade a tua breve passagem e experiência numa cultura destinta da nossa, de forma a embarcar num mundo cheio de desigualdades. Assim me despeço! Beijinhos muito fofinhos para te inspirarem a escrever novas passagens vividas num passado recente!

    Carina

    ResponderEliminar
  3. Já para comecar desculpa anitazinha de nao ter dado uma resposta antes.

    Depois vou a angola ver familia. Entao queres que te acompanhasse no blog? Está bem. Olha o teu blog esta bem feitinho faz favor! És uma rapariga que gosta de viajar e com um grande coracaozinho.

    Tenho prazer em conocer te ja na Internet, quem sabe um dia encontramos nos... Si deus quiser :-)

    Olha Beijinhos!!!

    Nelson Coelho

    PS: Obrigadinha pela tua musica cabo verdiana

    ResponderEliminar