segunda-feira, 3 de setembro de 2007

A BANHOCA E A BICHARADA ( PARTE 2 )

Outros temas sobre os quais me questionam amiúde são a banhoca e a bicharada… Engraçado estarem os dois no mesmo conjunto de perguntas porque de certa maneira ambos são de arrepiar…

A banhoca… de água gelada claro! Uma vez estava eu sentada a almoçar, em casa, às 17 horas!, com vista para o mar e para a casa dos vizinhos, quando compreendi a utilidade de terem garrafões cheios de água ao longo das paredes das casas durante o dia! O vizinho foi para a varanda tomar uma banhoca despejando-os sobre si mesmo… Hum… que vontade tive de lhe pedir um garrafãozinho para mim!
Lá para a 4ª semana eu já conseguia relaxar e saborear o duche… até me comprometi que quando chegasse a Portugal manteria a temperatura da água mais para o fria no Inverno e no Verão nem abriria a torneira da água quente… Esta decisão durou 30 segundos do primeiro banho que tomei ao regressar ;) eh eh… A carne é fraca! Comecei por: só um pouco para recordar! Já volto a fechá-la… eh eh!

Por lá, mesmo naqueles dias de “cão” em que uma banheira com água quente soa ao paraíso, por mais que pensasse e pedisse e chorasse… o que me esperava ao chegar a casa era… água fresquinha fresquinha! E, acreditem, era uma sorte! Porque às vezes há cortes de água que podem durar dias e dias a fio…


Na casa AMI tínhamos um bidão enorme, 50 litros, com água (com lixívia obviamente, como mencionei no post anterior!), que íamos mudando de 15 em 15 dias (se a minha memória não me falha!) e ao qual recorríamos nessas alturas… Restava continuar a ter cuidados preciosos com cada gotinha daquele líquido dos deuses e tomar banhoca com o fervedor do leite (esqueci-me de referir no post da paparoca que o leite era em pó… Nunca tinha provado!! Doce, doce… não gostei nada… mas que remédio! Bebia-o todos os dias!)…

Em relação à bicharada… Tentei sempre manter-me à distância… mas eles nem por isso!


(Mosteiros, parte norte da ilha do Fogo, depois de vários quilómetros (nos bocados de algo que nasceu um jipe e que alugáramos) repousávamos nós na esplanada da pensão à espera do jantar, quando…)


- Então Miguel, demoraste-te no quarto!!
- É que estava lá uma aranha enorme no tecto… (calmamente, respondeu ele!)
- E tiraste-a? (retorqui eu em semi-descrença)
- Não… Mas tenho aqui fotografias dela!

Pois é… roguei-lhe que fosse ao quarto tirá-la. Ele foi mas quando voltou deu uma notícia pouco animadora. Ela já lá não estava. Depois do jantar, ao ir dormir, andámos eu, ele e Sue a vasculhar cada recanto do quarto, os lençóis, as mochilas, tudo… Nada.
Sim, os sonhos foram terríveis :)


Outra vez, estava eu a jantar descansadamente ,num restaurantezinho super querido de uma senhora holandesa que viera para a ilha há algumas décadas atrás com uma quantidade de gatos enorme, quando, de repente, senti uma picadelazinha insignificante nas costas… em poucos segundos a sensação mudou para um ardor inacreditável! Parecia que me esfregavam urtigas - a cada movimento ventilatório…
Jantar interrompido… Fomos direitos a casa e acabei por dormir em cima dos tijolos que nos serviam de sofá, com pomada e luvas cheias de gelo sobre as costas, que os senhores enfermeiros tiveram a amabilidade de me colocar em cima… Aliviou, mas durante 3 dias andei com um desconforto medonho!

Quem foi o meu amiguinho? Um bichinho de 2 milímetros que faz uma espécie de urina que contem uma substância ácida ultra-irritante… com tão poucos que existem, em tão poucos sítios do planeta… e foi logo enamorar-se pelas minhas costas! Eh eh… era porque o jantar certamente não me iria fazer bem e eu tinha de ir para casa sem comer… Eh eh…

Perto disto, adormecer com baratas a passar por debaixo da cama, melgas do tamanho de helicópteros a sobrevoar toda a casa e gafanhotos voadores pendurados na roupa, até nem é nada de mais, pois não? ! :)


5 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. As fotos estão, como sempre, muito bonitas; em especial a do banho de púcara! :P

    Paulito

    ResponderEliminar
  3. como eu te entendo, acerca dos bichos... e a aranha??? sou quase fóbica... n conseguia dormir imaginando-a no quarto...:s

    ResponderEliminar
  4. Since my childhood and most of my adolescence was spent in an african country, I can fully relate to the encounters you had with bugs of all shapes and colours. Ever been bitten by a dozen ants the size of kidney beans? Let's just say I'd rather be stung by a dozen bees... Btw, I did enjoy your photos, as well.

    ResponderEliminar
  5. Poxa, mas qual é o probrema??????
    Nunca ouviste dizer q os melhores amigos d homem são os animais?
    Por isso, junta-t a mim q sou um animal com classe e pedigree,lol!
    Ai,ai!S as pessoas fizessem um esforço pa conhecer melhor os animais, passavam a gostar mais...das pessoas!
    Pq QUEM AMA A NATUREZA, AMA O PRÓXIMO, seja d q espécie for!
    bejo d animal Alex

    ResponderEliminar