quarta-feira, 29 de agosto de 2007

A CHEGADA


Segundo a 8ª edição revista e actualizada do Dicionário da Língua Portuguesa, o verbo chegar significa “aproximar-se, vir, dar em entrada em” e uma chegada é “a ocasião em que se chega, aproximação, abordagem”…


O curioso quando chegamos a um local que nos é estranho, diferente do nosso habitue, é que a tendência é nos afastarmos. Fisicamente estamos lá, com toda a dedicação e vontade, mas a nossa mente trai-nos, iniciando um processo interno de censura, de comparação, colocando os óculos de observador oposto ao observado.
A minha – ainda parca – experiência enquanto viajante do mundo – 12 países contando já com Cabo Verde – já me tinha ajudado a consciencializar-me deste mecanismo de defesa humano.
Ao chegar aquelas terras pude unir-me nessa consciência e desafiar-me a integrar verdadeiramente na alma daquelas gentes, daqueles locais, daquelas histórias, daqueles presentes; de toda aquela vida, ali, linda, rica, e de braços abertos a mim…

Como “colonizadora” iria impor cuidados, procedimentos, estilos de vida, sem atender ao contexto em que nos encontrávamos. De cima, a perspectiva seria essa, mesmo que as intenções fossem as melhores… (Não está o suposto inferno cheio de boas intenções?) De baixo, a relação também seria infortuita!

Humildemente, empreendi-me disciplinadamente na gestão dos vários impactos de ordem física, emocional e psicológica, fui ganhando o meu espaço, lado-a-lado com a comunidade.

A noção básica era a do respeito, por mim e por todos os outros. Não é como nos ensinam… Não há bons e maus! Há seres vivos... Iguais com todas as suas particularidades! Há quem saiba umas coisas, há quem saiba outras e, na maior parte das vezes, ninguém sabe é nada…
Integrar uma missão humanitária leva-nos a superar as nossas limitações físicas e emocionais. Quando nos entregamos a esta experiência elevamo-nos ao mais alto de nós; um mundo novo entra e enriquece a nossa vida para sempre.

Post Scriptum: Tenho dias assim… em que estou mais vaga! Prometo para os próximos posts ser mais específica nesta questão dos impactos, das limitações e das aprendizagens! :) Um beijo.

3 comentários:

  1. só agora comento, porque leio as tuas palavras avidamente. Vou acompanhar-te nesta viagem k consegues transmitir de forma a que o leitor consiga quase respirar os momentos...

    beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Muito bem, Trés bien, Bravíssimo, Muy bien, Very good, Tás lá, Excelente, Marvellous, Brava, Show d bola, Cinco estrelas, Divinal, ou como quem diz...a VERDADE no VERBO sem qualquer erro conjuntural!
    Ainda digo-t mais..........GOSTEI!
    É, nestes raros momentos em q divagas, q surpreendes quem nunca divagou, mas muito gostava!
    O teu melhor post, sem duvida! S fossem todos assim, das duas, uma: ou t convidavam pa: chefe d Julio d Matos ou pa escreveres um best seller (e eu q ñ leio tornava-m um workreader,lol).
    Axo q tá lá tudo, acima d tudo na palavra"limitações", e quando ñ s pode acrescentar nada, costuma-s apreciar, aplaudir e dar como exemplo!
    Mas um exemplo pa todos, os q leiem o blogg, ja tu és, so...
    you did it, you are the WOMAN!
    OBRIGADO por seres como és e por ensinares a quem tenta ser como tu!
    Vá, desta vez, mereces um bejo n bocejo,lol!Alex

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Gostei do teu blogue. És uma pessoa admirável, cheia de energia e c/ muita vontade de viver.

    Se aproveitares a vida p/ fazeres dos teus sonhos realidade não terás tempo p/ te sentires frustada.

    Quando te sentires perdida fecha os olhos e sorri. Não tenhas medo da vida que a vida vive por si.

    Parabéns.

    Adão.

    ResponderEliminar