quinta-feira, 9 de julho de 2009

Os Pobres

.

A filosofia do Gabiru


"Oh descubro agora a torrente esplêndida que é a vida! É a emoção. Ela é o veio límpido onde as sedes se estacam. Liga os homens, prende-os - e o egoísmo afasta-os.
Todos os rios, como todas as vidas, vão desaguar ao grande atlântico de beleza. As criaturas humildes e simples têm uma existência como um fio corrente - água e lágrimas - mas sempre claro. A cólera, a ambição, os interesses turvam a vida, como a terra revolvida turva a água.
Amar os outros, sofrer pelos outros, viver para os outros, é tornar a existência simples, monótona e grande; é fazê-la parecida com as mantas grossas, duma única côr neutra, que agasalham os pobres.
O homem que tem emoção e que ama é sempre feliz: as coisas conhecem-no , as árvores são suas amigas. Sente-se eternecido diante do mais ressequido calhau.O que odeia, o ambicioso e o mau, passaram pela natureza como o homem na guerra: não viram nem ouviram. As coisas emudecem para eles. Nada lhe dizem, porque não sabem ouvir....
É singular a inconsciência com que o homem trata as coisas mais profundas da vida - e a gravidade com que discute as que são apenas aparências vãs."


Raul Brandão


3 comentários:

  1. "Mas olha: tudo é feliz em torno de ti, porque tudo cumpre o seu destino. Cumpre tu o teu. Tudo é harmónico, porque vive da verdadeira vida: as plantas crescem sem que as outras lhe imponham regras, os animais, a natureza inteira, não tem remorsos nem dúvidas. Nem tu as terás, se viveres de tua verdadeira vida e não de outra.

    A tua educação deve consistir nisto: em fazer falar o universo que trazes contigo, com a sua voz(...)para que às portas do Nada possas dizer: - Vivi!..."

    Raúl Brandão "Os Pobres"

    Um grande beijinho da Andreia Guerreiro ;)

    ResponderEliminar
  2. Mas também é verdade Anita que "Quando alguém se cruza no nosso caminho, traz sempre uma mensagem para nós. Encontros fortuitos são coisa que não existe. Mas o modo como respondemos a esses encontros determina se estamos à altura de recebermos a mensagem."

    James Redfield, 2008

    Beijo de mim para ti :)
    AS

    ResponderEliminar