terça-feira, 14 de abril de 2009

PROJECTO: LISTA DE DESEJOS

Uma amiga minha acha uma parvoíce fazer a lista de desejos para o Novo Ano... eu concordo que fazer essa lista na Passagem d'Ano é absurdo!!! Mas porque para mim a devemos fazer continuamente: a cada dia, acrescentando, cortando, especificando, corrigindo... é uma maneira de definirmos o que realmente queremos...
Os sonhos às vezes estão nublados... levando a que nem saibamos bem o que desejamos (andamos perdidos como as baratas tontas), ou já termos o nosso sonho realizado sem consciência disso (continuando no ciclo do sofredor e deitando tudo a perder), ou irmos traçando um caminho que a olhos nús se vê não ir na direcção da realização dos nossos sonhos... para além disso, os sonhos vão mudando - uns radicalmente, outros sofrendo pequenos ajustes para mais ou para menos...

Encontrei uma autora, Susanna Tamaro, que nas entre-linhas concorda comigo:

“ A época das ideologias e dos grandes sonhos utópicos terminou. Em vez das ideologias e dos sonhos, surgiu um vazio e esse vazio mete medo. Esse vazio pode ser preenchido seja com o que for, com desperdício, com destruição – mais uma vez! – ou com um projecto.

Usa-se pouco esta palavra, que é tão bonita. No projecto não há a grandeza do sonho ou da utopia, o projecto é “doméstico”, acessível. O projecto constrói qualquer coisa, mas fá-lo lentamente, com paciência, responsabilizando-nos pelas nossas opções.

O projecto não promete uma ordem nova e extraordinária, e, precisamente por isso, está isento de exaltações e de fanatismos. O projecto não está ligado a povos, nações ou etnias, está ligado a indivíduos, o seu eventual fracasso não se pode atribuir à história, ao capitalismo, ao fascismo ou ao comunismo, mas apenas a nós mesmos. O que significa ter um projecto? Significa apenas imaginar uma forma diferente de viver e pô-lo em prática sem delegar nada em ninguém, agindo simplesmente.

Na tal linha de crista, o projecto é a pequena faixa de terra onde pomos os pés. É pequena, mas pode aumentar. Quanto mais projectos há, menos espaço fica para o vazio. Acredito piamente nesta pequena-grande revolução, a revolução da responsabilidade individual.

De vez em quando, fecho os olhos e tento vê-la: não há hinos nem bandeiras, o que há são umas luzes minúsculas que se vão acendendo umas a seguir às outras. Não há faróis eléctricos, há tochas ou velas, chamas que oscilam, iluminando as trevas da noite em redor.”


Façam a vossa lista de desejos e... vão realizando-os...

1 comentário:

  1. Tu sabes o que sinto, sinto cada partícula do meu corpo, sinto o bater do coração, fico sufocada, tanto... que por instantes perco os sentidos... preciso respirar para continuar... Sinto-te voar noutra direcção, sinto tristeza e solidão... queria simplesmente abraçar-te, sentir-te, tocar-te, beijar-te... mas fico com as minhas recordações, sorrindo só de pensar em ti... Acho que todos já sabemos como é, não sabemos explicar onde e como começa, mas sabemos o quanto difícil é partir e despedir-me de ti...

    ResponderEliminar